terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Mentiras e/ou Omissões

Mentira:
men.ti.ra
sf (lat mentita, com dissimilação) 1 Ato de mentir; afirmação contrária à verdade, engano propositado. 2 Hábito de mentir. 3 Engano da alma, engano dos sentidos, falsa persuasão, juízo falso. 4 Erro, ilusão, vaidade. 5 Fábula, ficção. 6 O mesmo que leuconiquia. Antôn (acepções 1, 3 e 4): verdade; (acepção 5): realidade. M. de rabo e cabeça: grande mentira. M. inocente: dita sem o propósito de prejudicar. M. oficiosa: dita a alguém, sem prejuízo de terceiro, e só para lhe causar prazer ou utilidade.

Omitir:
o.mi.tir
(lat omittere) vtd 1 Deixar de fazer ou dizer alguma coisa; não mencionar, deixar no esquecimento, de propósito ou não: “…os inimigos de Pombal omitem sistematicamente D. José” (Afrânio Peixoto). 2 Descuidar, desleixar, negligenciar: Deprimido, omitia até atos de asseio e de higiene.


Por mais que os diversos dicionários pesquisados mostrem diferenças entre Mentira e Omissão, eu continuo pensando e creio que Omissão é um nome "moderno" que deram para Mentira.
Pensa, se você vai omitir, vai omitir algo que alguém não pode saber pois pode causar desentendimentos, brigas, então você está “omitindo” de caso pensado, o que não deixa de ser uma mentira.
A omissão dos fatos, o silêncio consciente, com o único objetivo de causar transtornos, mal entendidos nada mais é do que a mentira.
Mas, quem mente, afinal?! A mulher, que omite certos fatos, considerados por ela, corriqueiros, e prefere se calar diante de seu marido?! Ou o homem que esconde “praticamente” tudo de sua mulher?!
Todos nós, em determinados momentos em nossas vidas, mentimos.
Às vezes, mentimos todos os dias. Não importa qual seja a intenção, os motivos alegados por sua própria consciência. Somos todos mentirosos. Por falta de opção, por compaixão, para nos escondermos de nós mesmos. Não interessa... Talvez fosse ótimo praticarmos, no nosso dia-a-dia, o hábito de olharmos para trás e verificarmos o rastro deixado por nossas mentiras. Quanto mal causamos, a nós mesmos, por não termos dito a verdade. Muitos de nós, por medo ou fraqueza.
Então, por esses momentos de fragilidade interior, causamos dor aos outros,
provocamos a ira em alguém a quem muito amamos e, consequentemente, por vezes, somos acusados, injustiçados, desacreditados... E, a quebra de confiança, é algo grave e, talvez, irreversível!
Conversando sobre isso com uma amiga, e lógico com a opinião forte que tem, ela deixou-me claro que são duas coisas distintas, mas, não existe omissão sem mentira e nem mentira sem omissão, uma não vive sem a outra, são “casadas”, portanto nenhuma das duas é bom saber de outras pessoas.

#ficadica 


'Quero conversa sincera, olhar bem pra tua cara e até te agradecer por isso. É tudo verdade, a gente não aguenta mais tanta mentira!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário